O que é Venda Consignada

O que é Venda Consignada?

O Que é Venda Consignada mostra como aumentar as vendas e usar as melhores técnicas de vendas que conhecerá nos cursos de vendas e palestras de vendas que indicamos. Conheça mais sobre Venda Consignada.

Venda Consignada é procedimentos onde o vendedor deixa produtos com uma empresa ou pessoa para que ela venda os produtos, sem a responsabilidade de ter que pagar o que não for vendido. É uma solução para aumentar as vendas , sem precisar investir muito.

A empresa ou pessoa fica com o  produto para venda consignada, em troca de uma comissão, não tem a responsabilidade de ter que comprar o produto. Isto é, o que não for vendido, poderá ser devolvido sem ter que pagar. Só precisando pagar o que vendeu.

O vendedor continua sendo dono do produto e oferece uma porcentagem da venda para a pessoa que estiver que fizer a venda consignada.

O que é Venda Consignada
O que é Venda Consignada

Existem algumas formas de venda consignada, sendo a mais comum aquela em que o comerciante concede um espaço em sua loja para seu produto. Se você tiver bons produtos que não ocupem muito espaço e que atendam as necessidades dos clientes, você verá que algumas lojas ficarão mais do que satisfeitas em providenciar espaço em troca de uma porcentagem sobre o preço final da venda.

A venda consignada é um tipo de procedimento de venda no qual o risco é do vendedor/fornecedor, que disponibiliza para o empresário /vendedor uma determinada quantidade de produtos, com margem previamente definida, e cujo acerto é realizado em data acordada.

Em geral, como o risco do empresário é menor, este tenderá a dar menos prioridade, energia e atenção aos produtos de venda consignada, resultando em venda menor do que se o risco fosse integralmente dele. Por outro lado, como os custos de comercialização são fortemente bancados pelo fornecedor (estoque, capital de giro, etc.), a margem oferecida por produtos em consignação tende a ser bem menor que os produtos tradicionalmente adquiridos pelo empresário.

Venda Consignada de uma empresa

Por exemplo, se você quer vender alguma coisa, mas não tem capital para comprar estes produtos, então você procura um fornecedor que trabalhe com venda consignada e ele entrega a mercadoria que você precisa para trabalhar e ganhar dinheiro.

Esta mercadoria será registrada em seu nome e será combinado que em uma data futura combinada, geralmente 1 mês, você deverá voltar para prestar conta das mercadorias. Você poderá devolver o que restou e pagará apenas o que vendeu.

Grande vantagem em venda consignada de algum produto, é que você não precisa vender a mercadoria pelo preço dele, mas sim por um preço já estipulado por você, daí além de não ter que por capital em cima, ainda consegue ganhar dinheiro.

Venda Consignada para uma empresa

Ir diretamente à loja é sempre o melhor meio. Isso pode ser mais trabalhoso, consumir mais seu tempo, mas sempre haverá a chance de receber um ‘sim’ na hora ou conseguir marcar para outro dia.

Em caso de ‘não’, ‘não estamos interessados’, não insista. Despeça-se educadamente, agradeça pela atenção e vá procurar outra loja.

Os melhores dias da semana para fazer isso são as quartas e quintas, bem cedo, logo que a loja abre. Segunda Feira é o pior dia para eles porque têm que deixar todo o trabalho da semana encaminhado e na Terça e Quarta colocam em andamento a programação da semana. No horário da tarde, eles já estarão cansados demais para lhe atender.

Nunca use o telefone para contatar os proprietários quando estiver oferecendo a eles seus produtos. Isso não é profissional e não lhe levará a nada a não ser vários ‘nãos’ e telefones desligados na sua cara.

Lembre-se, essas são pessoas muito ocupadas. Alguns profissionais mandam emails solicitando um encontro. Mas, nos dias de hoje com tanta propaganda sendo enviada por email há a grande probabilidade de que seu email jamais seja lido.

Caso a pessoa não tenha tempo para lhe atender naquele instante pergunte qual seria o melhor dia e horário para isso. Isso demonstrá respeito ao trabalho do profissional. Se conseguir que a pessoa lhe atenda na hora, ótimo! Caso isso não seja possível, volte no dia e horário marcado.

Lembre-se que o dono está lhe fazendo um favor se concordar em lhe dar atenção e que você terá que criar espaço em sua agenda para ele e não o contrário. NUNCA chegue tarde ou muito cedo a esse encontro. Normalmente, cinco minutos antes da hora marcada é o mais correto. Dá tempo suficiente ao dono para saber que você já se encontra lá sem pressioná-lo a largar o que quer que esteja fazendo para poder lhe atender. Se, ao contrário, chegar tarde estará mandando uma mensagem de que não tem respeito por ele e pelo trabalho dele. Isso não é bom.

Mesmo tomando todos esses cuidados, pode ser que você tenha que esperar, por vezes esperar muito para ser atendida. Pode estar havendo algo mais urgente para ser feito naquele momento. Provavelmente alguém irá lhe informar sobre o tempo de espera e a decisão de esperar ou não é sua.

Tudo depende do quanto você quer ver seus produtos naquela loja ou não. Ou espera pacientemente procurando não ficar no caminho de ninguém ou poderá dizer que volta mais tarde, perto do prazo dado para o atendimento.

Nunca, jamais, se mostrar ofendida ou irritada. Ao contrário, mostre que entende perfeitamente e ou espere ou volte mais tarde. Bem, o melhor é esperar. Sempre pode abrir uma brecha para o seu atendimento.

Então, quando você ouvir alguém perguntar o que é venda consignada, você já saberá responder.

Sucesso para você. Espero que você tenha muitas vendas consignadas e que estas informações sejam úteis para você aumentar as suas vendas.

Não deixe de participar de treinamentos e cursos de vendas para aprender as melhores técnicas de vendas.

Dr Vendas Para Aumentar as Vendas
Dr Vendas Para Aumentar as Vendas

 

 

About Dr Vendas

Coach, Palestrante e Consultor, conhecido como Dr Vendas. Especialista em Vendas, Coaching de Vendas, Coaching Executivo, Formação de Canais de Vendas, Desenvolvimento de Pessoas e Equipes de Alto Rendimento.

3 Comments

  1. juliana

    po isso é a coisa mas dificel do mundo,ve q a pessoa poem em consiguinação ai na verdade não é eu acho que consiguinção e a pessoa deixar a roupa e pegar só oq vendeu ok tenho uma loja se queiser deixar otimo mas já enviei muintos e não responde .

    Reply

    1. Olá, para contribuir com o texto, existem muitas empresas no mercado que impõem uma série de condições para as vendas consignadas e que, no final, são vendas normais e as vendedoras acabam desacreditando.
      Trabalho com Consignação há mais de 12 anos e utilizo o sistema mais simples: CADASTRO, APROVAÇÃO, GARANTIA, ENTREGA DO PRODUTO, PAGA SÓ O QUE VENDEU.
      Recentemente estamos trabalhando com preço livre de venda ao consumidor, sendo que o preço que a vendedora paga para a COMSIGA é fixo, sem surpresas.
      Espero ter contribuído.

      Reply
  2. Cristiane kenia

    Gostaria de revender roupas consiguinado

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *